TRT-MA terá novo portal em breve

quarta-feira, 18 de Setembro de 2019 - 8:58
Redator (a)
Rosemary Araujo

O novo portal atende às normas da Resolução nº 243/2019 do CSJT


O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) entregará, até o fim deste ano, o novo portal institucional, todo projetado com vistas à acessibilidade do usuário e à transparência das informações, com uma estrutura mais moderna e intuitiva, num ambiente mais amigável e com uma identidade visual totalmente renovada. A atualização foi uma demanda apresentada, inicialmente, pela presidenta do Tribunal, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, por considerar que um portal atualizado deixa os serviços e as informações mais ágeis e mais seguros. Posteriormente, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) publicou a Resolução nº 243/2019, que dispõe sobre a Logomarca Única da Justiça do Trabalho, o Manual da Identidade Visual, a Gestão da Identidade Visual da Justiça do Trabalho e a Padronização de Exibição dos Conteúdos nas Páginas Iniciais dos Portais dos Órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus.
“Com o novo portal, melhoraremos a qualidade da nossa prestação jurisdicional em todos os sentidos, inclusive no ambiente digital, proporcionando mais segurança, agilidade e celeridade. Portanto, vai aproximar mais o usuário das unidades judiciárias, solucionando suas dúvidas”, comemora a desembargadora presidenta.
Mudança
O atual portal do TRT-MA teve sua mais recente reformulação em 2011. Desde então, a tecnologia avançou muito e a mudança já se fazia necessária há algum tempo, aproveitando ferramentas mais modernas. O projeto do novo portal segue as diretrizes da Resolução nº 102/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da transparência na comunicação, e da Resolução nº 230/2016 do CNJ, que trata da acessibilidade para pessoas com deficiência, como explica o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) do Tribunal, Cláudio Henrique Carneiro Sampaio: “a mudança trará diversas melhorias, tais como uma melhor categorização do conteúdo, uma pesquisa de dados mais eficiente, maior transparência para o usuário, informações concentradas em menus amigáveis, maior acessibilidade, além de poder ser navegável por teclado e adaptado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets”.
O Drupal é a ferramenta utilizada no novo portal. Como sistema de gerenciamento de conteúdo, o Drupal permite criar e organizar conteúdos, manipular a aparência, automatizar as tarefas administrativas e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores, tornando o gerenciamento do portal, como um todo, mais dinâmico e funcional.
Segundo André Pereira Nunes, chefe do Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas, “esta reformulação do portal atingirá, num primeiro momento, a página inicial, visando a atender às determinações da Resolução nº 243/2019 do CSJT. Mas já entregaremos a maioria dos conteúdos das demais páginas internas, de acordo com as informações trazidas do portal antigo, prestadas pelas unidades responsáveis por cada área. Em seguida, os subportais setoriais, como os da Gestão Estratégica, da Governança de TIC e da Escola Judicial, por exemplo, serão também adaptados à nova identidade visual proposta pelo CSJT”. 
O novo portal do TRT-MA tem previsão de entrega no início de dezembro deste ano.
 

6 visualizações