TRT-MA usa aplicativo para prevenir lesões por esforço repetitivo e fadiga visual

quinta-feira, 3 de Setembro de 2015 - 15:37
Redator (a)
Gisélia Castro

Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região já contam com um aplicativo de computador que faz pausas programadas de repouso a cada 50 minutos de efetivo trabalho. A medida faz parte do Programa Trabalho Seguro no TRT-MA que tem como gestores regionais os juízes Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, titular da Vara do Trabalho Açailândia, e Carlos Gustavo Brito Castro, Juiz Auxiliar da Presidência. O uso do aplicativo tem por objetivo colaborar na prevenção de lesões causadas por esforços repetitivos, fadiga visual, cognitiva e postural. 
Algumas unidades do Tribunal já receberam o aplicativo Workrave dentre as quais, Diretoria Geral, Secretaria de Coordenação Administrativa, Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Coordenadoria Gestão de Pessoas e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC). A instalação do aplicativo nos computadores das unidades judiciárias e administrativas do TRT-MA é de responsabilidade da CTIC.
De acordo com o projeto estratégico, o aplicativo é funcional e avisa, antecipadamente, ao usuário que, após 50 minutos de trabalho ininterrupto, ele deverá fazer pausa de 10 minutos, podendo nesse intervalo fazer alongamentos por cinco minutos e outros cinco minutos de caminhada. Quem explica como faz uso do aplicativo é o servidor da Gestão Estratégica, Marcos Antonio de Souza Silva. “São cinco minutos para alongamento e outros cinco minutos de caminhada. Aproveito para tomar água, por exemplo. O importante é se movimentar”, declarou. Durante a pausa, o aplicativo sugere alguns exercícios de alongamento.
De acordo com a servidora Tatiana de Morais Lacerda, integrante da Comissão de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (CESMT), o aplicativo informa com antecedência o horário em que o magistrado ou o servidor deverá fazer uma pausa. Ela explica que o usuário pode, se for o caso, adiar o repouso. “O importante é respeitar os limites do corpo e fazer as pausas necessárias para evitar lesões por esforço repetitivo”, alerta.
O Workrave, que está disponível para download gratuito, é uma das ações do Programa de Trabalho Seguro no TRT-MA, que toma por fundamento a Resolução CSJT nº 141/2014 e a norma NR-17, medidas de recomendação  de pausas durante a jornada de trabalho.

63 visualizações