TRT-MA vai dobrar velocidade de internet e sistemas eletrônicos terão mais agilidade

terça-feira, 27 de Março de 2018 - 11:19
Redator (a)
Gisélia Castro

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região realiza parada nos sistemas eletrônicos durante o feriado da Semana Santa entre quarta-feira (28/3) até domingo (1º de abril) para melhorar a capacidade de acesso à internet e garantir mais agilidade aos sistemas como o PJe (Processo Judicial Eletrônico) e site do Tribunal a partir de abril. 
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) informa que as mudanças afetarão toda a infraestrutura de tecnologia do TRT-MA. Segundo o chefe da Seção de Infraestrutura Computacional (SIC/CTIC), Danilo Augusto Leite, a indisponibilidade, que poderá se estender até as 23h59 do dia 1º de abril, acontecerá para que a CTIC possa implantar a chamada "redundância de links de internet". Em outras palavras, significa que "todos os serviços do Tribunal que dependem da internet para serem ofertados, como o PJe, continuarão em funcionamento mesmo que o link de um dos dois provedores de internet em operação no tribunal deixe de funcionar", explica. 
Mais velocidade - O projeto vai dobrar a velocidade de acesso à internet, saindo dos atuais 70 Mbps para 140 Mbps. Ainda de acordo com Danilo Augusto, a CTIC iniciou esse projeto em março de 2017, quando servidores da CTIC foram capacitados em tecnologia BGP (Border Gateway Protocol), um protocolo de roteamento que conecta redes locais à internet. Outra ação foi assegurar a transformação do TRT-MA em sistema autônomo junto ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em Brasília. Posteriormente,  foram contratados dois novos links de internet. A etapa seguinte e final é migração que ocorrerá neste feriado. 
Fora do ar - A partir das 9h da manhã da quarta-feira (28/3), todos os sistemas do TRT 16ª Região, como o PJe e o site do Tribunal, estarão fora do ar até às 23h59 do domingo (1/4) . As mudanças que ocorrerão no feriado poderão trazer lentidão de acesso a alguns serviços que dependam de internet na próxima segunda-feira (2/4). O importante é que, apesar de possíveis contratempos em decorrência da migração para a tecnologia BGP, o Tribunal vai manter seus sistemas eletrônicos em funcionamento, mesmo se houver falha em um dos links de acesso à internet.
Ajustes - A CTIC informa aos usuários e aos jurisdicionados que ajustes serão feitos à medida que os sistemas forem sendo utilizados. Em caso de indisponibilidade ou lentidão, poderá ser acionada a Central de Atendimento pelo número 2109-9500. "Todas as demandas serão registradas pela Central de Atendimento e as que forem relacionadas a essa mudança terão atendimento priorizado pela Seção de Infraestrutura Computacional (SIC/CTIC)", informa Danilo Augusto. 

Com informações da CTIC

Atualizada em 27/3/2018 às 11h33

Atualizada em 27/3/2018 às 12h20


 

6 visualizações