TRT Na Escola encerra suas atividades de 2013 com culminância geral das escolas parceiras
O Programa TRT Na Escola encerrou suas atividades de 2013 na segunda-feira (09), com a apresentação da culminância geral de nove escolas das redes públicas do estado, do município de São Luís e do município de São José de Ribamar e do SESI. O evento ocorreu no auditório Ary Rocha, no Anexo B do prédio-sede do TRT-MA (Areinha), com a presença do desembargador James Magno Araújo Farias, diretor da Escola Judicial e patrocinador do programa; do desembargador Américo Bedê Freire e do juiz auxiliar da Presidência, Manuel Veloso Sobrinho.
A solenidade também contou com a participação dos juízes do Trabalho Francisco Xavier de Andrade Filho, Angelina Moreira de Sousa e Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos e do servidor do TRT Euvaldo Melo de Moraes Rego, que contribuiram com o programa como palestrantes. Presentes, também, na solenidade, o secretário municipal de educação, Geraldo Castro Sobrinho e o secretário adjunto das Unidades Regionais do Maranhão, Tadeu Lima.
Na oportunidade, os alunos da Escola Eney Santana (APAE) apresentaram a peça teatral “Vida de Empreguete”. Os alunos da Escola Municipal Professora Rosa Paixão Garcez, do Município de São José de Ribamar, fizeram uma declamação do poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade. Os do Liceu Ribamarense II, do Parque Jair, representaram a peça “Quero ser Criança”. “Movimentos Sociais” foi o tema da dramatização apresentada pelos estudantes da Escola Machadinho.
A paródia “As Poderosas” foi apresentada pelos alunos da Escola Urati, do Quebra Pote, bem como a peça teatral “Trabalho Infantil”. A Escola Mata Roma, do Maracanã fez a dramatização intitulada “Trabalho escravo na Carvoaria”; Escola Paulo Freire, do Turu, trouxe duas apresentações: a paródia “Trabalho Infantil” (dos alunos do matutino) e a peça “Maria Brasil” e o musical “Trabalhador Brasileiro” (ambos dos alunos do vespertino). Escola Adelaide Bello – SESI/Alemanha também apresentou um musical intitulado “Para cidadania, faz escuro que eu mostro”.
Após as culminâncias, houve a apresentação de slides retratando o desenvolvimento do programa TRT na Escola, durante o ano de 2013. O juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, titular da Vara do Trabalho de Açailândia, fez o encerramento dos trabalhos.
Culminâncias nas escolas – De todas as unidades de ensino que se apresentaram no TRT, sete fizeram culminâncias na própria escola em 2013. Foram elas a Escola Professora Rosa Raimunda Paixão Garcez, Escola Liceu Ribamarense II, Ana Adelaide Belo – SESI, Escola Paulo Freire, Escola Uruati, Escola Eney Santana – APAE, Escola Machado e escola “Luzenir Mata Roma”.