TRT na Escola: juiz titular da VT de Pedreiras visita Centro de Ensino Oscar Galvão

terça-feira, 27 de Outubro de 2015 - 0:00
Redator (a)
Suely Cavalcante

Uma das instituições parceiras do TRT na Escola de 2015, a escola estadual Centro de Ensino (CE) Oscar Galvão, no Município de Pedreiras, na Região Centro Maranhense, recebeu,  na tarde de quarta-feira (21/10), o titular da Vara do Trabalho de Pedreiras, juiz Leonardo Henrique Ferreira; e o diretor de secretaria da VT, Luiz Pereira Sales, para mais uma atividade do Programa TRT na Escola. Esta foi a segunda visita na escola, localizada na Avenida Edilson Carvalho Branco, Goiabal. A primeira foi realizada em 27 de maio deste ano. A equipe do TRT na Escola foi recebida pela gestora do CE Oscar Galvão, Imirene  de Araújo Vieira.

O magistrado compartilhou muitas informações com as crianças e adolescentes. Leonardo Ferreira falou sobre trabalho doméstico, 13° salário, aposentadoria, seguro-desemprego, assédio moral e trabalho infantil. Ele também respondeu a várias perguntas feitas pelos alunos e professores.

Para o juiz, participar do programa TRT na Escola é muito gratificante, particularmente porque é uma oportunidade de partilhar conhecimento e cidadania com as crianças  e adolescentes  de Pedreiras. "E somente construindo cidadãos conhecedores de seus direitos, poderemos ter uma sociedade mais justa e solidária, futuramente", afirmou.  

Luiz Sales, que acompanhou toda a preparação para o encontro com os estudantes, disse que o CE Oscar Galvão mais uma vez participou em peso das atividades do TRT na Escola, " não somente com uma presença expressiva de público, mas também no apoio logístico para a realização do evento”, ressaltou.  

Programa TRT na Escola - Com o slogan “Educar é promover cidadania”, o TRT na Escola tem como público-alvo professores e alunos de escolas das redes pública e privada. O objetivo do programa é difundir conhecimentos sobre direitos e deveres, especialmente os trabalhistas, bem como realizar debates sobre trabalho infantil, trabalho análogo ao de escravo, e trabalho seguro, com ações desenvolvidas desde 2012. O TRT na Escola é desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

21 visualizações