TRT na Escola: magistrados e magistrada realizam visitas em escolas de São Luís
A Escola Judicial do Tribunal do Trabalho da 16ª Região (Ejud16) encerrou a segunda etapa do Programa TRT na Escola em São Luís com visitas de magistrados e magistrada do Trabalho em seis escolas municipais e estaduais da capital. Os magistrados Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, juiz titular da Vara do Trabalho de São João dos Patos, Inaldo André Terças Santos, juiz substituto da 7ª VT de São Luís, e a magistrada Carolina Burlamaqui Carvalho, juíza substituta da 6ª VT de São Luís, estiveram nas escolas entre os dias 4 de setembro e 27 de outubro. A Ejud16 tem como diretora a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva. A vice-diretora é a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro.
No total, 515 estudantes participaram das atividades da segunda fase do projeto em São Luís, promovidas nas escolas Centro de Ensino Lúcia Chaves, do bairro Vila Esperança; Unidade de Ensino Josué Montelo, do bairro Sacavém; Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidades Itaqui Bacanga e Rio Anil; Centro de Ensino Haydee Chaves, do bairro Angelim; e a Unidade de Ensino Básico e Fundamental José Cupertino, localizada no bairro João Paulo.
Também estiveram presentes nos encontros, as servidoras lotadas na Ejud16 e integrantes da equipe do Programa TRT na Escola Liana Maria Valle Viana Carvalho e Áurea Suzana de Souza Marques, responsáveis pela organização das atividades e coordenação das visitas.
A proposta da visita foi promover um encontro de diálogo e interação entre os estudantes das escolas participantes do projeto e os magistrados e magistradas da Justiça do Trabalho no Maranhão. Nos encontros, os integrantes da magistratura conversaram com os estudantes e responderam questionamentos acerca dos conteúdos trabalhados nas salas de aula, bem como sobre situações vivenciadas pelos alunos e por suas famílias relacionados aos temas apresentados e outras questões.
3ª Etapa
Na terça-feira (7/11), foi iniciado o ciclo de visitas guiadas pelo Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas, que marca o início da terceira etapa do TRT na Escola. Cerca de 210 alunos das escolas parceiras participarão das visitas, que devem ser realizadas até o dia 23 de novembro.
O evento de culminância do projeto ocorrerá no dia 1º de dezembro, com as apresentações das produções culturais desenvolvidas pelas escolas, homenagens e entrega de placas de participação aos colaboradores e participantes do programa.
Programa TRT na Escola
O TRT na Escola é desenvolvido pela Ejud16 em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O programa é composto por várias ações, que integram magistradas, magistrados, corpo funcional do TRT-16, estudantes, professoras e professores, gestoras e gestores das escolas.
Trata-se de programa voluntário e está alinhado com os objetivos do Planejamento Estratégico do TRT da 16ª Região, expressando o compromisso institucional com a responsabilidade social e promoção da cidadania. O principal objetivo é fomentar o debate sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e promover maior aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, rompendo as barreiras culturais e sociais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.