TRT na Escola promove distribuição de cartilhas educativas em escolas públicas de São Luís
Alinhada com o compromisso do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região de fomentar a cidadania, a Escola Judicial do Tribunal, por meio do programa “TRT na Escola”, promoveu uma série de visitas a escolas da rede pública de São Luís entre os dias 5 e 10 de junho, realizando a entrega de cartilhas para implementação do Programa nessas escolas. O objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento do compartilhamento de conhecimento junto aos professores(as) e alunos(as).
O material entregue servirá como auxílio para que as escolas envolvidas no Programa possam trabalhar com as crianças e adolescentes, buscando ampliar o debate sobre temas fundamentais como trabalho escravo, trabalho infantil e trabalho seguro, intensificando a conscientização da sociedade para erradicar esses problemas e efetivar os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesta edição do programa, foram distribuídos 1005 exemplares da cartilha, além da disponibilização da versão digital da Cartilha do Trabalhador.
A secretária do programa, servidora Áurea Marques, esteve nas escolas e avaliou a importância da ação: “É um momento que vai além da simples entrega de material. Ele possibilita o fortalecimento dos laços com as escolas participantes, o contato mais próximo com os professores e com a realidade de cada instituição, contribuindo assim para uma execução mais eficaz do programa”.
Durante esses dias, o programa visitou as unidades do Centro, do Bacanga, do Bairro de Fátima e do Anil do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), assim como a Unidade de Ensino Básico Rosário Nina, no Bairro de Fátima, a Unidade de Ensino Básico Sofia Silva, na Vila Passos e o Centro de Ensino Viriato Correa, no Cruzeiro do Anil, todas localizadas em São Luís-MA.
Após a distribuição das cartilhas, os professores repassarão os conteúdos aos estudantes. Em seguida, magistrados e magistradas visitarão as escolas participantes, ampliando o conhecimento dos alunos e alunas. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de visitar o Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas de São Luís. A culminância do Programa está prevista para encerrar o calendário de atividades. O Programa deste ano foi apresentado no dia 19 de abril, no auditório da Escola Judicial do TRT-16, para gestores, gestoras, professoras e professores de escolas municipais e estaduais do Maranhão. A reunião foi conduzida pela juíza do Trabalho Carolina Burlamaqui, coordenadora da Escola Judicial e vice-presidente da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho no Maranhão (Amatra XVI), e pela servidora Aurea Marques, secretária do Programa.
Programa TRT na Escola
O TRT na Escola é desenvolvido pela EJud16 em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Trata-se de programa voluntário e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 4 da Agenda 2030 da ONU, promovendo a Educação de Qualidade; e aos objetivos do Planejamento Estratégico do TRT da 16ª Região, expressando o compromisso institucional com a responsabilidade social e promoção da cidadania. O programa é composto por várias ações, que integram magistradas, magistrados, corpo funcional do TRT-16, estudantes, professoras, professores, gestoras e gestores das escolas.
EJud16
A Escola Judicial da 16ª Região tem como diretora a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, e como coordenadora, a juíza do Trabalho Carolina Burlamaqui Carvalho.