TRT na Escola realiza visitas em nove centros de ensino no Município de Açailândia

quarta-feira, 4 de Outubro de 2017 - 14:44
Juiz Carlos Eduardo e a selfie com professores e alunos de uma das escolas visitadas
Banner do programa TRT na Escola/TJC

O Programa TRT na Escola/TJC, coordenado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16), visitou, no período de 13 a 28 de setembro, nove escolas públicas no Município de Açailândia. Nas visitas, o juiz titular da Vara do Trabalho de Açailândia, Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, abordou temas como direitos dos trabalhadores, trabalho escravo e trabalho infantil.
Em cada uma das escolas, o magistrado apresentou aos alunos os objetivos do programa e explicou a estrutura da Justiça do Trabalho e dos demais órgãos públicos parceiros do TRT na Escola/TJC.
Charges, atividades lúdicas e leituras dos temas levantados pelo programa coordenado pela EJUD16 são alguns dos trabalhos já produzidos pelos alunos das escolas visitadas. Os alunos também organizaram exposição, nos corredores dos colégios, com cartazes produzidos por eles sobre direitos e deveres do cidadão, com explicações sobre o que aprenderam com o programa. Em outros cartazes, encontravam-se fotografias que ilustravam as características do trabalho escravo, além de matérias jornalísticas que noticiavam a situação do Maranhão em relação à mão de obra análoga à escravidão. Segundo dados do Ministério Público no Maranhão (MPT-MA), o estado é o que mais fornece esse tipo de mão de obra no Brasil.
Ainda, os alunos puderam tirar suas dúvidas a respeito de questões sobre segurança do trabalho, direitos sociais e outros temas abordados pelo juiz.
No total, foram cerca de 500 alunos presentes nas nove visitas realizadas. Para o juiz Carlos Eduardo, esse contato com o corpo escolar, por meio do diálogo com os alunos, é uma contribuição importante para o conhecimento dos temas pautados pelo TRT na Escola/TJC. " Na verdade, o conhecimento é a única arma eficaz nessa luta constante de crescimento social", ressaltou.
Relação das escolas visitadas em Açailândia:
13/09 - Escola Municipal Aulidia Gonçalves dos Santos e Escola Municipal Fernando Rodrigues de Sousa
14/09 - Escola Municipal Tania Leite Santos e Escola Municipal Simone Macieira (turno noturno)
19/09 - Escola Municipal Raimundo Telefre Sampaio, Escola Municipal Simone Macieira (turno matutino) e Escola Municipal Julieta Quintal (turno vespertino)
20/09 - Escola Municipal Antonio Oliveira Campos e Escola Municipal Eduardo Pereira Duarte
28/09 - Escola Municipal Rafael de Almeida Ribeiro.
TRT na Escola/TJC - programa desenvolvido desde 2012 pela EJUD16 em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região, por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC); Ministério Público do Trabalho do Maranhão, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e as secretarias municipais de educação. Entre os objetivos do TRT na Escola/TJC, estão o fomento de debates sobre o trabalho escravo, o trabalho infantil e trabalho seguro, bem como a disseminação de informações sobre direitos trabalhistas, com noções básicas de Direito do Trabalho. O programa é dividido em três partes: primeiro os professores das escolas selecionadas são capacitados para desenvolverem o trabalho nas unidades; depois a unidade recebe a visita da comitiva do TRT-MA para discutir o assunto com os estudantes e tirar dúvidas; por último, os alunos apresentam o resultado final do trabalho numa vivência, chamada culminância.

Redação: Lucas Ribeiro - estagiário de jornalismo

Jornalista Responsável: Suely Cavalcante

27 visualizações