TRT16 atinge pela 1ª vez nível de Excelência no índice de Governança de Tecnologia da Informação

sexta-feira, 16 de Agosto de 2024 - 17:08

Um salto tecnológico! Pela primeira vez, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região atingiu o nível de Excelência, com a margem de 90,95 pontos no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, que foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça. 
Este índice de Excelência é conferido aos órgãos que atingem o maior grau de maturidade possível no que se refere à aderência ao cumprimento da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD, Resolução CNJ Nº 370 de 28/01/2021).
Com isso, o TRT16 avançou da posição de número 65 entre os 92 tribunais do País no ano passado, para o trigésimo lugar este ano. Já em relação aos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, o TRT16 passou da vigésima, para a 7ª posição agora em 2024.
A presidente do TRT16, desembargadora Márcia Andrea Farias disse  que está muito satisfeita com este resultado do iGovTIC-JUS, e que “este índice inédito que o tribunal atingiu reforça que estamos no caminho certo, na busca constante pela excelência em relação ao avanços na área de TIC do Tribunal”. Ela também, parabenizou os servidores e servidoras que de alguma forma, contribuíram para que esta conquista fosse possível.
Este feito inédito foi possível ser atingido, principalmente, devido a atenção dada pela atual gestão do TRT16, no que diz respeito à implementação de melhorias nos processos de gerenciamento de serviços de TI, no fortalecimento da atuação dos colegiados da área de TIC e iniciativas voltadas para a melhoria da gestão de pessoas na área de TIC.
"Estamos muito felizes com o resultado, que reflete o comprometimento da equipe de TIC com a melhoria contínua, além do suporte e da visão estratégica que a administração do tribunal tem oferecido à área de TIC", afirmou o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rafael Robinson.
O chamado iGovTIC-JUD é uma ferramenta essencial que anualmente avalia a maturidade e competência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos órgãos do Poder Judiciário. A aplicação do iGovTIC-JUD, é uma verdadeira radiografia da TIC do Poder Judiciário, é um esforço conjunto que envolve a contribuição de vários órgãos, que são classificados de acordo com o grau de maturidade: “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”.
Vale ressaltar que este índice é em caráter preliminar, e que o resultado final do iGovTIC-JUD deste ano, será publicado dia 20 de setembro de 2024, conforme determina o calendário definido na Portaria CNJ Nº 160 de 12/06/2024.

235 visualizações