TRT16 celebra dia da proteção às florestas com apelo à preservação

quarta-feira, 17 de Julho de 2024 - 10:23
Redator (a)
Gustavo Melo

Neste dia 17 de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) celebra o Dia de Proteção às Florestas, uma data de grande relevância para os brasileiros, já que o Brasil é conhecido mundialmente como o país das florestas. O Brasil é privilegiado com quatro grandes formações florestais: a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a mata de cocais e a mata de araucárias, além de diversas outras formações distribuídas em cinco biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. Cada uma dessas florestas desempenha um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e na oferta de serviços ambientais essenciais.
Somando-se à sua beleza natural, as florestas brasileiras também proporcionam grandes benefícios ambientais para toda a população. Elas são responsáveis pela manutenção da biodiversidade, abrigando inúmeras espécies de plantas e animais, muitas das quais ainda são desconhecidas pela ciência. Além disso, as florestas desempenham um papel primordial na regulação do clima, na purificação do ar e da água e na proteção dos solos contra a erosão.
Além dos benefícios ambientais, as florestas brasileiras são destinos privilegiados para o ecoturismo, oferecendo experiências únicas em suas ricas e variadas flora e fauna, desde a Floresta Amazônica, com sua densa vegetação e biodiversidade, até a Mata Atlântica, que cobre grande parte do litoral e oferece uma combinação de praias e florestas.  Outro grande exemplo da biodiversidade é o Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, que destaca-se por suas paisagens únicas e espécies adaptadas a condições climáticas adversas, como a seca e as queimadas, abrangendo cerca de 24% do território nacional.
No Maranhão, a Amazônia está presente em 62 municípios, representando 34% do território do Estado. Nessa área, já foram encontradas 109 espécies de peixes, 124 de mamíferos, 503 de aves e possui em média 570 árvores, por hectare, de pelo menos 100 espécies. No entanto, segundo dados do portal G1, 76% da floresta amazônica maranhense já foi totalmente perdida nos últimos 30 anos, em função do desmatamento e da degradação ambiental. 
As florestas brasileiras são mais do que um patrimônio natural. São uma herança que precisamos proteger. Neste Dia de Proteção às Florestas, o TRT-16 reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, convidando todos a se engajar nessa causa. O chamado é para que todos, como cidadãos e amantes da natureza, façam sua parte para garantir que as futuras gerações possam continuar a desfrutar desses recursos naturais.

 

35 visualizações