TRT16 realiza oficinas de primeiros socorros nas varas trabalhistas do interior

quinta-feira, 11 de Dezembro de 2014 - 13:37
Redator (a)
Wanda Cunha

A equipe de Segurança Judiciária e a Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizaram oficinas de Atendimento Pré-hospitalar, Prevenção em Acidentes de Trabalho e consultas médicas em todas as dezesseis Varas do Trabalho do interior, no período de 11 de novembro a 02 de dezembro deste ano. Participaram da equipe de Segurança Judiciária os servidores Henrique José Couto Neto e Luís de Moura Silva Filho e da equipe da Seção de Saúde, o médico Ércio Cutrim.

As Oficinas de Primeiros Socorros consistiram em treinamentos aos servidores para casos de acidente de trabalho no ambiente de trabalho e os ocorridos no dia a dia dos servidores e magistrados.   A equipe iniciou com palestras; apresentação de vídeos explicativos sobre queimaduras, picadas de cobras etc. Na oportunidade, foi feito um preâmbulo sobre os acidentes de trabalho, demonstrando procedimentos a serem adotados no primeiro momento após o acidente, até a chegada do suporte avançado do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

“Demos prioridade às varas trabalhistas do interior, nessas ações, pelo fato de as mesmas não serem privilegiadas com serviço médico e serviço de combate a incêndio imediato, ou seja, elas não têm um setor médico na sede e nem um serviço de combate a incêndio nas proximidades”, disse Henrique Couto.  O servidor acrescentou que, a partir de agora, essas ações farão parte do calendário institucional do Tribunal.

“Reputo muito útil o treinamento, a forma prática e dinâmica como foi ministrado pela equipe, e agradeço pela oportunidade, pelos conhecimentos oferecidos na esfera da segurança e prevenção de acidentes”, frisou  o diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Pinheiro, Gilberto Palácio de Andrade.
“Curso de ótimo nível de informações. É interessante que se faça novo treinamento, pois é muito proveitoso o aprendizado”, observou José Heimar Alcântara Ribeiro, servidor da VT de Barreirinhas.

As ações alcançaram maciça participação dos servidores das varas do trabalho do interior e de alguns magistrados, a exemplo do juiz titular da VT de Açailândia, Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, e do juiz titular da VT de Barra do Corda, Francisco José Campelo Galvão. Este, na ocasião, sugeriu que tais eventos também contemplassem a participação de advogados trabalhistas e jurisdicionados.

A iniciativa tem o apoio da Escola Judicial do TRT-MA e da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa tem previsão legal na Resolução nº 104/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e  na Resolução nº 84/2011, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Elas dispõem sobre o desenvolvimento de ações visando à melhoria das condições de trabalhos dos servidores e magistrados dos Tribunais Regionais.

 

11 visualizações