UEB São Raimundo encerra atividades do projeto TRT na Escola
A Unidade de Ensino Básico do São Raimundo, em São Luís, encerrou, no último dia 17, as atividades do projeto TRT na Escola, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), em parceria com o Programa TJC (Trabalho Justiça e Cidadania).
Coordenados por 12 professores, os 566 alunos, distribuídos em quinze turmas, trabalharam durante o projeto o tema “Erradicação do Trabalho Infantil”. A culminância foi acompanhada pelo juiz da 3ª VT de São Luís, Carlos Gustavo Brito Castro.
A abertura da culminância foi feita pelos alunos do 1º ano, que compuseram um coral e cantaram a música “Louvação a São Luís”.
Durante o encerramento, houve ainda apresentação de trabalhos, peças teatrais, exposição de desenhos, frases e uma apresentação de funk. A aluna do 7º ano, Larissa Martins, expôs a frase “Toda Criança tem direito a diversão e curtição, não a exploração”. “Trabalho Infantil é escravidão”, disse a aluna, Diana Nascimento.
Os alunos do 8º ano apresentaram, em forma de fantoche, a peça teatral “Nós somos contra trabalho infantil de crianças e adolescentes no nosso Brasil”. Por fim, fizeram uma apresentação de funk.
Programa - O TRT na Escola tem como objetivo semear conhecimentos sobre direitos, especialmente trabalhistas, e noções básicas de direitos. Além disso, propõe debates sobre o trabalho infantil, trabalho escravo e outros temas.
Todas as unidades de ensino que estão participando do TRT na Escola desenvolvem atividades de conscientização, relacionadas a um dos temas propostos.
Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Editora Responsável: Rosemary Araujo