Universitários visitam Biblioteca e Centro de Memória do TRT
quarta-feira, 4 de Julho de 2007 - 13:03
Redator (a)
Wanda Cunha
Universitários visitam biblioteca
CEMOC recebe primeiro grupo de estudantes
Alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) visitaram nesta terça-feira (03) a Biblioteca João Freire Medeiros e o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho da 16ª Região (CEMOC), na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), na Areinha. A visita teve como objetivo cumprir requisitos estabelecidos pela disciplina Fontes de Informação, com coleta de informações relativas a unidades de fontes jurídicas.
As bibliotecárias do TRT, Elisabete Barbosa e Nonata Teixeira, demonstraram aos universitários todos os procedimentos com os quais a unidade de informação opera: seleção, aquisição, tratamento técnico e a disseminação do acervo. Os alunos elogiaram as técnicas modernas utilizadas hoje pela Biblioteca do Tribunal, inclusive o software de automação de biblioteca, os periódicos, livros, cd-rom, dvd’s e demais suportes de informações adquiridos. A visita contribuiu para que os estudantes entendessem os procedimentos rotineiros essenciais de uma biblioteca jurídica e a maneira de disseminar os produtos e serviços.
Os universitários também visitaram o Centro de Memória e Cultura do TRT, onde foram recebidos pelo coordenador da Comissão Permanente do Projeto Memória, Paulo Rios. Na oportunidade, tiveram acesso a obras de cunho histórico (processos das décadas de 30 e 40, medalhas, jornais, livros, revistas, boletins e panfletos), muitas das quais relacionadas à Justiça do Trabalho no Maranhão, dentre outras peças museológicas.
Biblioteca João Freire Medeiros
A biblioteca também dispõe hoje de um documento eletrônico (Datadez) que se destaca por ser um banco de dados jurídicos indexado por assunto e que abrange as grandes áreas do Direito, reunindo em um único sistema muitos conteúdos indispensáveis aos operadores, com facilidade de localização, objetiva e precisa, oferecendo credibilidade e maior eficiência nas pesquisas. Foram feitas 30 assinaturas em CD-ROM para os gabinetes, Varas trabalhistas, incluindo ainda 90 usuários na web. O Datadez é um sistema de pesquisa jurídica eletrônico que mais cresce no país, possui milhões de links de hipertexto que facilitam ainda mais sua navegação, além de ser repositório autorizado de jurisprudência do TST e do TRF da 2ªRegião.
Centro de Memória e Cultura
O CEMOC, além de guardar documentos, fotografias, móveis antigos, indumentários e outros objetivos históricos, funciona como espaço para exposições temporárias, mostras itinerantes, palestras e lançamentos de livros. Provisoriamente funciona na sede do TRT. Depois será transferido para um imóvel tombado pelo patrimônio histórico, na rua de Santaninha, nº 398, Praça Deodoro, Centro, que há alguns anos sediou as antigas Juntas de Conciliação de Julgamento de São Luís.
O presidente do TRT-MA, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, também presidente da Comissão Permanente do Projeto Memória da Justiça do Trabalho no Maranhão reafirmou seu compromisso com o CEMOC, para melhor construir a memória do Tribunal.
O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho da 16ª Região e as novas instalações da Biblioteca foram inaugurados no último mês de maio, durante as comemorações dos 18 anos do TRT-MA.