Vara de Imperatriz elege efetividade e clima organizacional como prioridade no painel de contribuição do planejamento estratégico

quarta-feira, 20 de Julho de 2011 - 15:38
Redator (a)
Edvânia Kátia
Magistradas Liliana Bouéres (TRT), Fernanda Flanklin e Ângela Mota Luna (VT de Imperatriz), com os servidores
Servidores discutem as estratégicas do plano de contribuição da VT

IMPERATRIZ - Os servidores da Vara do Trabalho de Imperatriz elegeram como prioridades para os próximos 12 meses reduzir o tempo de despacho nos processos, melhorar o atendimento ao público, divulgar os direitos sociais e realizar iniciativas  que visem fortalecer o espírito de equipe e a integração no ambiente de trabalho. As sugestões foram apresentadas durante a oficina Desdobrando a Estratégia, realizada pela Presidência do TRT-MAl e pela Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística esta semana (dias 18 e 19), na Vara do Trabalho de Imperatriz. Participaram da oficina as juízas Fernanda Flanklin da Costa Ramos Belfort e Ângela Cristina Carvalho Mota Luna. Hoje (20), a oficina está sendo realizada na VT de Estreito.

As sugestões passam a integrar o plano de contribuição da Vara do Trabalho de Imperatriz, um conjunto de iniciativas que magistradas e servidores vão dar mais ênfase a partir de agora, com a finalidade de garantir a efetividade na prestação jurisdicional e a celeridade nos trâmites processuais. Como iniciativas, as magistradas e servidores se comprometeram a utilizar os atos ordinatórios e despachos exaurientes quando o processo estiver em fase de execução; realizar mutirões periódicos; detalhar as informações no SAPT1; fazer o mapeamento de procedimentos na vara e ministrar palestras para a comunidade. Também assumiram o compromisso de realizar atividades de integração e reuniões periódicas de trabalho para que todos compartilhar informações e boas práticas.

Durante a oficina, as magistradas e servidores tiveram a oportunidade de conhecer a missão, visão, valores, objetivos estratégicos da Justiça do Trabalho e, ainda, fizeram uma análise dos resultados alcançados pela vara trabalhista no ano de 2010.

A juíza auxiliar da Presidência, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, apresentou o planejamento estratégico institucional. Ela destacou que a Vara de Imperatriz é composta por excelentes servidores, qualificados, comprometidos com a instituição e interessados na busca de soluções visando o melhor desempenho de suas atividades. “Agora  têm o desafio de executar o plano de contribuição elaborado por eles junto com as magistradas que integram a Vara Trabalhista, o que tenho certeza que será feito com êxito”, afirmou.

A juíza Fernanda Franklin disse que magistrados e servidores da Vara do Trabalho de Imperatriz estão empenhados para tentar da melhor maneira com os recursos humanos e de infraestrutura disponíveis obter melhores resultados. Ela disse também que este tipo de iniciativa da presidência do Tribunal contribui e muito para motivar magistrados e servidores.

OUVIDORIA INTERNA - Durante a oficina, a Vara do Trabalho de Imperatriz também recebeu a visita da Ouvidoria Itinerante. O ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, aproveitou para incentivar a participação dos servidores na ouvidoria interna do Tribunal. Segundo ele, a ouvidoria é um canal importante de comunicação para que o público interno também possa fazer críticas e sugestões.  O desembargador lembrou às magistradas e servidores a importância do trabalho de cada um para a pacificação dos conflitos.

OFICINA – A Oficina Desdobrando a Estratégia já foi realizada nas seis varas do trabalho de São Luís,  Bacabal, Santa Inês, Pedreiras, Barreirinhas, Caxias, Timon, Barra Corda, Presidente Dutra, São João dos Patos e Balsas. As oficinas têm por objetivo integrar e alinhar todas as unidades jurisdicionais ao Planejamento Estratégico institucional.

 

3 visualizações