Vara do Trabalho de Barra do Corda adere à campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti

quarta-feira, 20 de Abril de 2016 - 14:47
Redator (a)
Suely Cavalcante
O juiz Francisco Campelo Galvão, titular da VT de Barra do Corda, e servidores atentos à palestra

A adesão da Vara do Trabalho de Barra do Corda à campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti ocorreu em 22 de março deste ano, no mesmo dia em que a campanha foi deflagrada no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e no Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís. A adesão foi comunicada à Presidência do TRT por meio do Ofício da Vara do Trabalho de Barra do Corda nº 93/2016.

Na oportunidade, segundo a diretora de secretaria da vara trabalhista, Stefânia Amorim Silveira, agentes de endemias do município visitaram as instalações da VT de Barra do Corda em busca de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika, mas não foi encontrado foco nas dependências da vara.

A VT também organizou palestras de conscientização sobre o tema no dia 30 de março, para servidores, terceirizados e advogados da região. As palestras foram ministradas pelos agentes de combate a endemias Davi Ferreira Pinto e Fabrício Borges da Silva. Além de compartilhar informações sobre os sintomas e tratamentos das doenças, os agentes também deram dicas para manter o local livre do mosquito, bem como citaram dados estatísticos sobre a ocorrência das doenças. Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, revelam que em 2014 foram registrados 887 casos de dengue no Maranhão. Em 2015, o número de casos subiu para 4.092. No Brasil, os casos saltaram de 223.227 em 2014 para 745.957  em 2015.

VT de Açailândia - a Vara do Trabalho de Açailândia aderiu à campanha. Conforme Luiza Helena Braga Soares, diretora de secretaria da VT, as atividades da campanha foram iniciadas no dia 31 de março quando a  Vara recebeu a visita de agentes da Vigilância Sanitária. Durante a vistoria, realizada na parte interna e externa da sede da VT de Açailândia, os agentes encontraram locais com características favoráveis à propagação do Aedes aegypt. Luiza explicou que já foram tomadas providências para evitar focos do mosquito, tais como limpeza e desobstrução dos canos da laje localizada em cima do portão da garagem do prédio-sede da VT. Também foi efetuada pulverização de inseticida aplicação, o chamado fumacê, no entorno da VT de Açailândia, no dia primeiro de abril. A programação inclui vistorias regulares nas dependências da VT para fins de erradicação dos focos. A vara também realizou palestra que foi proferida por agentes de saúde.

CAMPANHA - a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypt lançada pelo TRT-MA integra  a campanha nacional do Poder Judiciário deflagrada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 10 de março.

COLABORE - Durante toda a campanha, magistrados, servidores e demais colaboradores das unidades do TRT-MA poderão identificar possíveis focos de larvas e mosquitos nas dependências da Justiça do Trabalho no Maranhão, para o efetivo combate. Os possíveis focos poderão ser fotografados e enviados à Seção de Saúde do Tribunal, por meio do WhatsApp (98)98428-2946 ou do e-mail servsaude@trt16.jus.br, a fim de que sejam prestadas as informações e esclarecimentos necessários para a devida identificação e formas de combate ao mosquito.

3 visualizações