Vara do Trabalho de Chapadinha faz campanha de doação de livros

sexta-feira, 6 de Novembro de 2015 - 16:50
Redator (a)
Suely Cavalcante

A Vara do Trabalho de Chapadinha, na Região Leste do Maranhão, iniciou nesta sexta-feira (6/11), uma campanha para arrecadar livros infantis e brinquedos, que serão destinados a crianças que moram nos povoados mais carentes abrangidos pela jurisdição da VT.

Idealizada pela juíza titular da VT, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, a campanha "Doe um livro, faça uma criança feliz e contribua para erradicação do trabalho infantil no Brasil", pretende incentivar a leitura entre as crianças, aprimorar o gosto pelo ato de ler, mas, acima de tudo, é uma forma de reiterar o engajamento da vara trabalhista no Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A VT desenvolve um projeto de erradicação do trabalho infantil, alinhado às ações da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-MA e ao Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho.

Liliana entende que a educação é a única forma de se sair do círculo da pobreza e, por conseguinte, erradicar o trabalho infantil de forma definitiva, para que as crianças possam estudar e brincar, e ter uma vida melhor. "As crianças são o futuro, o futuro de um Brasil mais justo e solidário", ressaltou.

Os livros infantis e os brinquedos podem ser entregues na sede da Vara do Trabalho de Chapadinha, localizada na Rua Juscelino Kubitschek, nº 755, Praça do Viva, bairro Corrente, até 18 de dezembro deste ano, no horário normal de expediente. As doações serão entregues aos destinatários antes do natal.

Trabalho Infantil - proibido por lei, é considerado trabalho infantil a atividade realizada por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, que visem à obtenção de ganho para prover sustento próprio ou da família ou mesmo serviços sem remuneração. A exceção é o trabalho como aprendiz a partir dos 14 anos. Por outro lado, ajudar, eventualmente, nas atividades domésticas, acompanhada de um adulto, é permitido, desde que isso não configure exploração da criança.

Mais informações sobre a Vara do Trabalho de Chapadinha pelo telefone (98) 34711631  ou email vtchapad@trt16.jus.br.

1 visualização