Vara do Trabalho de Pedreiras participa do Projeto Dia Solidário
quinta-feira, 4 de Outubro de 2007 - 17:29
Redator (a)
Suely Cavalcante
A Vara do Trabalho de Pedreiras representará a Justiça Trabalhista do Maranhão no Projeto Dia Solidário, que será desenvolvido no dia 7 de outubro deste ano, no município de Trizidela do Vale, pela Paróquia Santo Antonio de Pádua.
O diretor de secretaria da Vara, Adão Alves dos Santos, vai proferir palestra sobre a Justiça do Trabalho, seu funcionamento e falará também sobre temas específicos como trabalho doméstico, trabalho temporário e contrato nulo, em virtude do número significativo de ações trabalhistas sobre essas atividades que tramitam na VT. Além disso, a Vara de Pedreiras terá um espaço para prestar informações à população sobre direitos trabalhistas, processos e outros.
O Dia Solidário tem como objetivo a prestação de um grande número de serviços voluntários para a parcela da população que não tem essa assistência no dia-a-dia, constituindo-se, dessa forma, em um movimento de mobilização para a inclusão social e construção da cidadania. O mutirão buscará atender aos cidadãos nas suas necessidades de evolução educacional, cultural, de saúde, ambiental e social. O evento será aberto às 6h da manhã e será encerrado às 20h.
Além da Justiça do Trabalho são parceiros do Dia Solidário o Ministério Público, o Judiciário Estadual, Secretarias do município, as prefeituras de Trizidela do Vale e de Pedreiras, empresas comerciais e voluntários de diversas áreas.
O presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira, disse que a participação da Justiça do Trabalho em iniciativas como essa está prevista no plano estratégico do TRT para o biênio 2007-2009, dentro do Programa Mais Cidadania. “Nós temos interesse em dar a nossa contribuição para o pleno exercício da cidadania”, destacou.
PROGRAMAÇÃO
Na programação estão previstas ações na área de saúde como aferição da pressão arterial, teste de acuidade visual, atendimento odontológico, consultas e realização de exames em várias especialidades médicas, palestras educativas, atendimento ao idoso, às crianças, entre outros.
Na área de lazer estão programadas várias atividades, entre elas, avaliações física e postural, orientação sobre estilo de vida saudável, atividades recreativas e esportivas, apresentação cultural etc.
Como atividades que fomentam o exercício da cidadania estão, entre outras, a assistência jurídica gratuita e a emissão de vários documentos (CTPS, CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento).
Na área de educação estão previstas oficinas de libras, de sucatas, de bijuterias, salas de leitura e outras atividades.