Vara do Trabalho Itinerante de Barra do Corda vai a Grajaú pela segunda vez neste ano

sexta-feira, 22 de Agosto de 2014 - 17:48
Redator (a)
Suely Cavalcante

Nesta semana, de 25 a 29/8, o Município de Grajaú recebe, pela segunda vez neste ano, a equipe itinerante da Vara do Trabalho de Barra do Corda. O juiz titular da VT de Barra do Corda, Francisco José Campelo Galvão, vai realizar 182 audiências de processos ajuizados contra os Municípios de Arame, Grajaú, Formosa da Serra Negra e entes privados. O magistrado será auxiliado pelas servidoras Stefânia Amorim Silveira, diretora de secretaria da VT, Geisane Costa Santos de Almeida (protocolo) e Eliana Barbosa Reis (chefe de audiência).

As audiências serão realizadas na Câmara Municipal de Grajaú, localizada na Rua Antônio Francisco Reis, nº 8, Centro.

Primeira itinerância – em junho, de 9 a 13, o juiz Francisco Galvão, auxiliado pela mesma equipe de servidoras, realizou 169 audiências na primeira itinerância do ano em Grajaú. Três ações foram arquivadas devido à ausência dos reclamantes; 66 foram conciliadas e 77 ficaram conclusas para julgamento. De acordo com o relatório da itinerância, os valores previstos para pagamento futuro aos reclamantes das audiências em que ocorreram acordos totalizaram o valor de R$ 268.766,01. Do total de reclamações, 42 eram contra o município de Arame; 35 contra Grajaú; 10 tinham como reclamado o Município Formosa da Serra Negra e outras 82 audiências foram contra entes privados.

2013 – no ano passado, a Vara do Trabalho de Barra do Corda realizou 1.681 audiências em seis itinerâncias.

Vara do Trabalho Itinerante – regulamentada, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA),  pela Resolução Administrativa nº 69/2003, a Vara do Trabalho Itinerante funciona a partir do deslocamento do juiz e da equipe de servidores da sede da VT para outros municípios abrangidos pela jurisdição trabalhista, e tem como objetivo principal garantir o acesso da população à Justiça do Trabalho. O serviço é fundamental para atender quem mora em lugares de difícil acesso ou distante das sedes das varas do trabalho.

VT de Barra do Corda - a Vara do Trabalho de Barra do Corda foi criada pela Lei nº 7.729, de 16 de janeiro de 1989, e instalada em 25 de junho de 1997. A VT funciona na Rua Coelho Neto, nº 348. Além de Barra do Corda, a jurisdição da vara abrange, também, os municípios de Arame, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.

6 visualizações