Varas do Trabalho de Imperatriz têm novo arquivo de processos físicos
Dando continuidade à programação da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias, na cidade de Imperatriz, foi realizada a inauguração das novas instalações do Arquivo, na manhã desta sexta-feira (9 de agosto). O novo prédio está localizado na Rua Godofredo Viana, nº 856, Centro. Para lá, nos próximos meses, será transferido todo o acervo processual físico das 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Imperatriz.
A presidente do TRT-16 e a juíza Liliane de Lima Silva, titular da 1ª VT de Imperatriz, fizeram o descerramento da placa de inauguração do novo Arquivo. Também participaram do evento: Sergei Becker, juiz auxiliar da Presidência; Fernanda Cristina Muniz Marques, diretora-geral do Tribunal; assim como servidores do TRT e das Varas Trabalhistas locais.
"Este novo Arquivo representa a materialização do compromisso do Tribunal com a eficiência na gestão dos nossos acervos processuais. Ao longo dos anos, enfrentamos o desafio da organização e conservação de um grande número de processos, muitos dos quais guardam em suas páginas histórias de vidas e de justiça. A partir de hoje, temos à nossa disposição um ambiente que permitirá o devido cuidado e proteção desses documentos tão valiosos. Este espaço arquivístico de Imperatriz foi concebido não apenas para abrigar nosso acervo, mas para garantir que ele seja acessível, preservado e tratado com o respeito que merece", considerou a desembargadora presidente.
Segundo a diretora-geral do TRT-16, Fernanda Marques, "estamos preparando uma programação cuidadosa para o transporte, higienização e seleção do acervo processual físico de Imperatriz. Cada processo será avaliado, a fim de identificarmos sua relevância para conservação daqueles que tenham valor histórico, assim como a destinação que eles terão. Neste novo Arquivo, eles poderão ser conservados de forma mais adequada". Após toda a massa documental ser transportada do antigo para o novo Arquivo, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do Tribunal assumirá as providências para as fases de higienização e seleção dos processos.
Programação em Imperatriz
A presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Farias, também cumpriu agenda institucional na manhã de ontem (8 de agosto), quando inaugurou as novas instalações do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (CEJUSC-JT) no Fórum Manuel Alfredo Martins e Rocha (sede das Varas do Trabalho de Imperatriz). Saiba como foi a inauguração do CEJUSC.