Varas do Trabalho implantam Carta Precatória Eletrônica
quarta-feira, 7 de Maio de 2008 - 10:56
Redator (a)
Suely Cavalcante
O sistema de Carta Precatória Eletrônica (CPE) está sendo implantado nas Varas do Trabalho da capital e do interior do Maranhão. Já está em funcionamento nas 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Varas da capital e nas VT’s de Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Estreito, Imperatriz e Santa Inês. O treinamento para a implantação da CPE está sob a responsabilidade da Diretoria de Informática do TRT-MA.
Segundo o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargador Gerson de Oliveira, a carta precatória eletrônica dá celeridade à prestação jurisdicional, além de reduzir custos com postagem e ser mais seguro, uma vez que não corre risco de ser extraviada durante a remessa da VT de origem. Ele acrescenta que “a Justiça do Trabalho tem buscado a modernização para prestar um serviço cada vez melhor à sociedade”.
O sistema de CPE faz parte das ações de modernização da Justiça do Trabalho. É disponibilizado aos Tribunais pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO).
O servidor Fernando Pestana, lotado na Diretoria de Informática, está ministrando os treinamentos aos servidores das Varas Trabalhistas do Estado. Ele explicou que os treinamentos, que até a semana passada eram presenciais, ocorrerão agora via internet. Ele disse que o treinamento virtual será testado com a VT de Presidente Dutra, próxima a ser treinada.
Para o treinamento, será utilizado o programa disponibilizado pelo CSJT e TRT 18ª Região, com informações auto-explicativas. Fernando explicou que, durante o treinamento virtual, ele ficará à disposição dos servidores para tirar dúvidas que possam surgir no decorrer do processo.