VI Semana de Extensão da EJUD16 de São Luís iniciou nesta segunda-feira (13)

terça-feira, 14 de Maio de 2019 - 14:58
Juiz Paulo Fernando abriu a VI Semana de Extensão de São Luís
Juiz Paulo Mont'Alverne ministrou o primeiro curso

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) deu início à VI Semana de Extensão de São Luís, na tarde desta segunda-feira (13), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins. O evento faz parte do Plano Anual de Capacitação de Servidores 2019, e visa a descentralização das atividades formativas do Regional XVI, e nesta edição a capacitação é direcionada a servidores das Varas Trabalhistas de São Luís, Barreirinhas, Pinheiro e Chapadinha.
O coordenador da EJUD16, juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, deu boas-vindas aos servidores e reiterou a importância dos cursos oferecidos nesta edição. "Este ano o conteúdo é com temas específicos voltado para o trabalho de secretaria e, apesar do curso não ser obrigatório, é muito importante, por que precisamos conhecer o PJe 2.0 que já está em fase de teste, e não sabemos quando a versão antiga será tirada do ar. Com certeza esta semana vai ser muito proveitosa", falou o magistrado.
Quem conduziu o primeiro dia de curso foi o juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Sérgio Mont'Alverne Frota. Abordando como tema as "Ferramentas e Estratégias para uma Investigação Patrimonial Eficaz”, o magistrado destacou que, neste ano, além de São Luís, os municípios de  Bacabal, Imperatriz e Timon já receberam a capacitação, que possibilita uma prestação jurisdicional com mais qualidade e eficiência. "Já percorremos por outros 3 municípios, em 2019, levando esses temas que refletem diretamente na produtividade das Varas Trabalhistas, mas sempre temos algo mais para acrescentar", enfatizou.
O magistrado iniciou com uma rápida revisão pontuando as ferramentas que já são usual dos servidores, e apresentou as novidades que vão ampliar o manuseio dos processos e precisam ser dominadas por quem exerce função de secretaria. "O curso só tem 4h, e mesmo que algumas ferramentas precisem mais do que esse tempo para apenas conhecê-las, hoje vamos extrair muito coisa do que eu trouxe para vocês e, com certeza, vão facilitar o dia-a-dia de vocês no trabalho", falou o titular da 7ª VT de São Luís.
Os módulos dos cursos serão ministrados, em sua maioria, no Auditório do Fórum Astolfo Serra, com agenda até o próximo dia 16. Entretanto, na manhã desta terça-feira (14), a programação da semana de extensão foi a mesma da abertura da 11ª Semana da Formação de Magistrados, isto é, palestra com o fenômeno das redes sociais Rossandro Klinjey, que falou sobre "Autossabotagem: por que as pessoas fracassam e como isso pode ser mudado?", no Auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do tribunal. 
VI Semana de Extensão em São Luís - a capacitação é destinada a servidores das secretarias, indicados pelas Varas participantes. Esta é a 4ª edição do ano de 2019, que teve a agenda antecipada para o 1º semestre, em virtude da implantação do novo Sistema PJe 2.0, que possibilitará a prestação jurisdicional mais célere e eficaz.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo) 
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.    

 

7 visualizações