VIII Semana do Servidor: Ejud16 encerra programação do Dia do Servidor com workshop e palestra sobre saúde 

quarta-feira, 30 de Outubro de 2019 - 15:18
O empresário, palestrante e coach Rafael disse que a PNL ajuda o ser humano a ter melhores resultados na vida
Médico Flávio defendeu adoção de hábitos saudáveis de vida para prevenção de câncer de intestino

O último dia da VIII Semana do Servidor foi marcado por atividades voltadas à qualidade vida e bem-estar dos servidores. Na manhã desta quarta-feira (30), a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) promoveu, no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins (Auditório da EJUD), o workshop "Introdução à PNL: desvendando o cérebro para obter resultados", ministrado pelo empresário, palestrante e coach Rafael Telles, e a palestra "Hábitos e Vida Saudável", proferida pelo médico coloproctologista Flávio Roberto. 
Rafael Telles abriu a programação falando sobre a programação neurolinguística, no workshop "Introdução à PNL: desvendando o cérebro para obter resultados". Conforme Rafael, a PNL é conhecida como a ciência do sucesso, pois é uma ferramenta que permite ao indivíduo conhecer como o seu cérebro funciona. "Todos nós fomos criados a partir de experiências que nossos pais e avós tiveram. Diferente de determinados produtos que compramos, nós não recebemos um manual de como funcionamos e, por isso, acabamos não utilizando 100% da nossa capacidade", afirmou. 
Durante o workshop, ele explicou como o cérebro se desenvolve, como cada um lida com as representações da realidade e como o ser humano é programado ao longo da vida. "Entendendo essa programação, eu consigo inclusive alterá-la para ter o resultado que quiser". Telles completou que, hoje, a PNL trabalha também em áreas como a comunicação, negócios, vendas e saúde, com, por exemplo, atuando na cura de fobias. "Ela (PNL) trabalha muito com o autoconhecimento e como você pode mudar a sua forma de enxergar e ter melhores resultados". Por fim, Rafael apresentou métodos de como os servidores podem desenvolver a sua programação neurolinguística.
Mais práticas saudáveis e menos medicamentos
Investir em hábitos de vida saudáveis para a prevenção de doenças no aparelho digestivo foi tema da segunda atividade desta manhã. O coloproctologista Flávio Roberto ministrou a palestra "Hábitos e Vida Saudável", em que abordou comportamentos que podem ser adotados, visando à qualidade de vida no dia a dia, para evitar o consumo excessivo de medicações. "Hoje muitas pessoas querem remédio para solucionar problemas que podem ser evitados por meio da alimentação, na prática de atividades físicas. Infelizmente, ainda hoje, as pessoas optam pelos medicamentos por acreditarem ser mais prático", afirmou.
O coloproctologista falou também sobre o câncer de intestino, que é o terceiro mais frequente nos homens e o segundo mais comum em mulheres acima dos 65 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). Para ele, mesmo com número alto de casos, há pouca informação disseminada sobre a doença devido ao pudor da sociedade com os exames e a especialidade médica que trata desse tipo de câncer. "Sempre achamos que determinados sinais, como sangramento, por exemplo, é algo corriqueiro e, com isso, acabamos não recorrendo ao profissional", explicou.
Flávio Roberto destacou que há poucas políticas públicas na área da saúde voltadas para o câncer no intestino, como a falta de campanhas de conscientização. "Nós precisamos tocar nessa ferida mais frequentemente", alertou. 
VIII Semana do Servidor
Neste ano, a 8ª edição da Semana do Servidor, promovida pela Ejud16, contou com palestras sobre saúde mental e física, além, também, do tema álcool e direção. O evento ocorreu durante dois dias, na terça-feira (29) e nesta quarta-feira (30). Com emissão de certificados, a carga horária das palestras e workshop equivale a 1 hora cada, e poderá ser utilizada para o Adicional de Qualificação dos servidores.
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

12 visualizações