VT de Açailândia apresenta contribuições para o planejamento estratégico institucional
“Reduzir a taxa de congestionamento na fase de execução; agilizar o trâmite dos atos processuais, facilitando o acesso do jurisdicionado; aproximar o jurisdicionado da justiça do trabalho; e conferir celeridade na prestação jurisdicional”, foram os objetivos definidos pelo magistrado e servidores da Vara do Trabalho de Açailândia, no painel de contribuição da VT para o planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA).
As contribuições foram apresentadas durante a oficina Desdobrando a Estratégia, realizada pela Presidência do TRT-MA e pela Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística na semana passada (21 e 22), em Açailândia. No mesmo período ocorreu naquele município o projeto Ouvidoria Itinerante e a workshop com profissionais da mídia.
O juiz titular da Vara do Trabalho de Açailândia, Higino Diomedes Galvão, que participou da oficina, disse que o propósito da Justiça do Trabalho é dar mais celeridade à prestação jurisdicional. Segundo ele, a implementação do planejamento e a realização de atividades com magistrados e servidores nas varas do interior contribui para atingir esse objetivo.
Os objetivos estratégicos incluídos do painel contribuição da VT foram: promover a efetividade no cumprimento nas decisões; racionalizar, padronizar e aprimorar continuamente os procedimentos, garantindo a agilidade nos trâmites judiciais; e facilitar o acesso à Justiça do Trabalho.
O juiz e os servidores indicaram as iniciativas que serão desenvolvidas para alcançar os objetivos e metas definidos no painel de contribuição. Eles se comprometeram a dar mais ênfase à utilização de certidão de crédito trabalhista; realizar pauta especial na fase da execução; publicar os atos processuais na internet possibilitando a consulta do inteiro teor no site do TRT; priorizar o uso do meio digital para comunicação oficial; realizar seis itinerâncias por ano; e julgar os processos protocolados até dez/2009.
Durante a oficina, a juíza auxiliar da Presidência do TRT, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, apresentou o planejamento estratégico institucional. Foi uma oportunidade também para magistrado e servidores da VT de Açailândia conhecerem a missão, visão, valores, objetivos estratégicos da Justiça do Trabalho e, ainda, fizeram uma análise dos resultados alcançados pela vara trabalhista no ano de 2010.
Leia mais:
VT de Estreito define iniciativas estratégicas no planejamento institucional