VT de Bacabal recebe Ouvidoria Itinerante durante uma semana
quinta-feira, 10 de Junho de 2010 - 11:59
Redator (a)
Valquíria Santana
A Ouvidoria Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão vai funcionar de forma itinerante na Vara Trabalhista de Bacabal, de 14 a 18 deste mês. No mesmo período, o ouvidor do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, fará correição ordinária naquela VT. Este é o segundo deslocamento da Ouvidoria para o interior do estado em 2010. No último dia 27 de maio ocorreu na Vara de Barreirinhas, onde foi realizada audiência pública.
Nos dias de itinerância em Bacabal, o ouvidor estará à disposição dos jurisdicionados, advogados, juízes e servidores e da sociedade em geral, na sede da VT (Rua Barão de Capanema, nº 258), para receber reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões, dirigidas à atuação dos diversos órgãos do Tribunal, em especial da Vara de Bacabal. Para o desembargador, a presença da Ouvidoria, concomitantemente com a Correição, proporciona ao jurisdicionado a oportunidade de fazer a sua intervenção junto às duas instâncias, no mesmo momento. A realização conjunta das atividades também reduz custos para a administração e permite a colaboração dos servidores entre as equipes.
A Ouvidoria Itinerante é uma ação do Projeto Justiça Cidadã, contemplado no planejamento estratégico do TRT-MA, no tema Acesso à Justiça e Efetividade. O plano plurianual vai orientar as ações da instituição dos próximos cinco anos.
Barreirinhas – durante um dia de atividades da Ouvidoria Itinerante, na Vara de Barreirinhas, o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior recebeu advogados, jurisdicionados e pessoas da comunidade. A audiência pública também teve por objetivo detectar as dificuldades, imperfeições e falhas nos serviços oferecidos, visando melhorias.
Jurisdição - a VT de Bacabal tem jurisdição também nos municípios de Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Bom Lugar, Brejo de Areia, Coroatá, Lagoa Grande do Maranhão, Lago da Pedra, Lago Verde, Matões do Norte, Marajá do Sena, Olho D'água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pirapemas, São Mateus do Maranhão e Vitorino Freire.