VT de Balsas realiza IX Semana Nacional de Conciliação com a participação de dez estagiários
A Vara do Trabalho de Balsas já incluiu na pauta da IX Semana Nacional de Conciliação 72 processos. Um dos processos trata de execução trabalhista no valor de R$ 1.344.664,64. O juiz do trabalho Maurílio Néris Ricardo vai presidir as audiências de conciliação, com o auxílio dos servidores da vara trabalhista e de dez estagiários do 10º período de Direito, cedidos pelo Escritório de Assistência Judiciária – Casa do Direito (Unibalsas), por meio de sua coordenadora, a advogada Ereni Piroli Baziqueto. A Semana de Conciliação ocorre de 24 a 28 deste mês em todos os órgãos do Poder Judiciário no país.
O objetivo da participação dos estagiários é apoiar a IX Semana Nacional de Conciliação, bem como oportunizar aos acadêmicos do curso de Direito a possibilidade de vislumbrar os problemas de seu tempo e do seu espaço, habilitando-os para o exercício da conciliação, como futuros profissionais do direito. Alguns desses estagiários são habilitados como conciliadores pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) e atuam voluntariamente no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Balsas (Cejusc).
Para agendar audiência de conciliação na VT de Balsas, os interessados podem comparecer na secretaria da vara, na Rua José Leão, nº 1059, Balsas. Telefone (99) 3541-2753. E-mail: vtbalsas@trt16.jus.br. O juiz titular da VT de Balsas, atualmente, é Rui Oliveira de Castro Vieira, ora de licença para tratamento de saúde. O diretor de secretaria, Ildo Viana Cabral. Pertencem à jurisdição da vara trabalhista os municípios de Balsas, Alto Parnaíba, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.
Semana Nacional de Conciliação - Coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a IX Semana de Conciliação traz o slogan “Conciliar: bom para todos, melhor para você”, e a ideia central é disseminar a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade na Justiça. Conforme estatísticas da JT-MA, na 8ª edição da Semana Nacional de Conciliação, realizada de 2 a 6 de dezembro do ano passado, os órgãos da Justiça do Trabalho no Maranhão homologaram 693 acordos, cujos valores totalizaram R$ 4.804.692,20. Foram atendidas 3358 pessoas. Ainda, conforme as estatísticas, foram realizadas 1824 das 1885 audiências designadas para o período. Segundo dados do CNJ, em todo o país, no mesmo período, foram realizadas 376.518 audiências, das quais 54% resultaram em acordo, totalizando 203.370 processos liquidados e valor das homologações de 1,067 bilhão.
Clique aqui e acesse o link da IX Semana Nacional de Conciliação no site do CNJ.
Com informações da VT de Balsas.