VT de Barra do Corda realiza 194 audiências na primeira itinerância deste ano
Na primeira itinerância de 2016, o juiz titular da Vara do Trabalho de Barra do Corda, juiz Francisco José Campelo Galvão, realizou, no período de 15 a 19 de fevereiro, 194 audiências em Grajaú, na sede da Câmara Municipal, de processos trabalhistas ajuizados contra os Municípios de Grajaú, Arame, Formosa da Serra Negra e empresas privadas das respectivas cidades. Na oportunidade, 36 processos foram conciliados e os valores para pagamentos a reclamantes totalizam R$ 115.358,00.
Além disso, conforme o relatório da itinerância, 97 processos ficaram conclusos para julgamento; foram designadas perícias para 28 ações; 23 foram arquivados por ausência de reclamantes (pessoas que ajuizaram as reclamações trabalhistas); houve, ainda, três arquivamentos em virtude de endereços incorretos informados nas ações; dois adiamentos por impossibilidade de comparecimento de reclamante; houve uma homologação de desistência; e quatro processos cautelares foram retirados de pauta, a fim de aguardar a decisão final nas ações principais.
O magistrado foi auxiliado pelos servidores Stefânia Amorim Silveira, diretora de secretaria da VT; Pedro Vinicius Grangeiro de Melo, chefe de audiência; e Geisane Costa Santos de Almeida (Protocolo).
Itinerâncias - em 2015, a Vara do Trabalho de Barra do Corda realizou cinco itinerâncias para Grajaú, nos meses de março, maio, agosto, setembro, e entre final de novembro e início de dezembro, de processos ajuizados contra os mesmos reclamados, com a realização de 1004 audiências. Em março, 23 a 27, o juiz Francisco Galvão realizou 151 audiências; no período de 25 a 29 de maio, foram 163 audiências; no terceiro deslocamento, de 17 a 21 de agosto, foram mais 257 audiências; em setembro, de 14 a 18, foram realizadas 242; e, no último deslocamento de 2015, foram 191 audiências.
Nesses deslocamentos, como parte das atividades itinerantes, foram efetuadas entregas de carteiras de trabalho e previdência social a reclamantes e advogados, o que evitou o deslocamento dos respectivos titulares até a sede da Vara, em Barra do Corda; bem como entregas de alvarás judiciais. Foram protocoladas petições e recebidos diversos processos que estavam em carga com os advogados. Ainda, durante as itinerâncias, foram prestados esclarecimentos e informações a trabalhadores sobre suas ações.
VT de Barra do Corda - criada em 1989, a VT de Barra do Corda funciona em sede própria localizada na Rua Enfermeira Zizi, nº 35, bairro Vila Canadá. A jurisdição da vara abrange os municípios de Barra do Corda, Arame, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. Mais informações sobre a VT pelo fone (99) 3643-2880 e o e-mail vtbcorda@trt16.jus.br. A cidade localiza-se na Região Centro Maranhense.
Vara do Trabalho Itinerante - Instituída pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) por meio da Resolução Administrativa nº 69/2003, a Vara do Trabalho Itinerante tem como objetivo facilitar o acesso do usuário à Justiça do Trabalho, e ocorre com o deslocamento de magistrados e servidores aos municípios abrangidos pela jurisdição da vara trabalhista.