VT de Barra do Corda volta a Grajaú para mais uma itinerância
A Vara do Trabalho de Barra do Corda, situada na região Central do Maranhão, vai retomar as suas atividades itinerantes neste ano, com o primeiro deslocamento neste mês, no período de 20 a 24/2, com o retorno ao Município de Grajaú, para a realização de audiências referentes a 185 reclamações trabalhistas, cujos reclamados são os Municípios de Arame, Grajaú, Formosa da Serra Negra, além de empresas privadas da região .
As audiências vão ser realizadas pelo juiz titular da VT de Barra do Corda, Francisco José Campelo Galvão, na sede da Câmara Municipal de Grajaú, localizada na Rua Antônio Francisco Reis, nº 8, Centro. O magistrado será auxiliado pelas servidoras Stefânia Amorim Silveira, diretora de secretaria; Eliana Barbosa Reis, chefe de audiências; e Geisane Costa Santos de Almeida (Protocolo).
O magistrado é um defensor da Justiça do Trabalho itinerante por ter consciência que o deslocamento favorece o acesso à Justiça trabalhista, especialmente para as pessoas que vivem em cidades distantes da sede da VT e que, às vezes, não têm condições de custear despesas com deslocamento à sede da vara trabalhista. Além disso, durante as itinerâncias são oferecidos outros serviços, entre eles, o protocolo de petições, entrega de alvarás judiciais, de carteiras de trabalho e de guias de seguro desemprego, inclusive de outros processos de reclamantes da região.
Vara do Trabalho Itinerante - instituída pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) por meio da Resolução Administrativa nº 69/2003, a Vara do Trabalho Itinerante tem como objetivo facilitar o acesso do usuário à Justiça do Trabalho, e ocorre com o deslocamento de magistrados e servidores aos municípios abrangidos pela jurisdição da vara trabalhista.
Itinerâncias - em 2016, a sede da Vara do Trabalho de Barra do Corda foi deslocada quatro vezes para Grajaú. O primeiro foi no período de 15 a 19/2. A segunda itinerância ocorreu entre 4 e 9 de julho; depois, no período de 17 a 21 de outubro; e o último deslocamento de 21 a 25/11. No total, o juiz Francisco Galvão realizou 672 audiências itinerantes.
VT de Barra do Corda – criada em 1989, a VT funciona em sede própria localizada na Rua Enfermeira Zizi, nº 35, bairro Vila Canadá, em Barra do Corda. A jurisdição da vara abrange os municípios de Barra do Corda, Arame, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. Mais informações sobre a VT pelo fone (99) 3643-2880 e o e-mail vtbcorda@trt16.jus.br.