VT de Estreito apresenta melhor desempenho entre as Varas que recebem até 750 processos
terça-feira, 13 de Abril de 2010 - 9:23
Redator (a)
Wanda Cunha
Ao receber 725 processos em 2009, a Vara do Trabalho de Estreito, no Sul do estado, foi a que teve a maior demanda dentre as que compõem a Classe II das Varas Trabalhistas no Maranhão, que alcançam uma média de 501 a 750 processos recebidos durante o ano. As VTs de Barra do Corda e Barreirinhas também integram a mesma classe. Aquela recebeu 696 processos no ano; esta, 535. A Vara de Timon, com 457 processos autuados, ficou isolada na classe I , por receber um valor inferior a 500 novas ações.
Dentre as Varas que compõem as classes I e II, a VT de Estreito foi a que obteve melhor desempenho no ano passado, com a menor taxa de congestionamento na fase de conhecimento (16%), seguida de Timon (18%), Barra do Corda (24%) e Barreirinhas (57%). Para verificar a taxa de congestionamento, A Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) dividiu o número de processos solucionados pelo número de processos a julgar, subtraindo-se o resultado do número um.
Na fase de conhecimento, Barra do Corda foi a que mais apresentou processos solucionados, um total de 958, seguida de Estreito (691), Barreirinhas (435) e Timon (421). Em contrapartida, a VT de Barra do Corda acumulou maior número de processos existentes para julgar (1262), seguida de Barreirinhas (1009), Estreito (823) e Timon (514).
Entre as três Varas que compõem a Classe II, Estreito foi a que obteve melhor desempenho na fase de execução, apresentando menor quantidade de processos para executar em 2009, seguida de Barreirinhas, com 452 de execuções; e Barra do Corda, com 728. Com 435 execuções, Timon, da I Classe, acumulou 352 execuções.
Nesse mesmo período, dentre as Varas do Trabalho das classes I e II, a Vara de Barra do Corda foi a que encerrou maior quantidade de execuções (127), seguida das Varas Trabalhistas de Estreito e Timon, que empataram com um total de 93 execuções encerradas. Barreirinhas ficou em último lugar, com 68 execuções concluídas.
Das Varas que compõem a Classe II, Estreito destacou-se com o maior índice de processos resolvidos por meio da conciliação na fase de conhecimento (29%), no ano de 2009, com 691 processos resolvidos, seguida de Barra do Corda (22%) e Barreirinhas (10%). A VT de Timon, da Classe I, apresentou índice semelhante à média do Regional: 34%.
Estreito apresentou os menores prazos para julgamento nos dois ritos processuais: 07 no sumaríssimo e 11 no ordinário, ambos abaixo da média registrada pelo TRT-MA. A VT de Estreito é a que possui o maior número de processos por servidor: 121, elevando o conceito positivo do desempenho apresentado pela Vara. Barreirinhas possui 89 processos por servidor e Barra do Corda, 77. Timon tem, com 57, o menor quantitativo do Regional.
Merecimento - Além do juiz titular da Vara Trabalhista, Bruno de Carvalho Motejunas, e juízes substitutos colaboradores, contribuíram para o bom desempenho apresentado pela VT de Estreito, os servidores Luís Pereira Sales (diretor de Secretaria), Lucas Fontes Parzewski, Adilson Brasileiro Pereira, Leonildo Soares Santos e as servidoras requisitadas Celma de Fátima Leal Rego e Elaine Maria de Arruda Pereira.