VT de Santa Inês realiza visita guiada para estudantes do curso de Direito

quarta-feira, 5 de Junho de 2024 - 11:03
Redator (a)
Eduardo Carvalho
Revisor (a)
Luane Freitas
Estudantes do curso de Direito realizam visita técnica na VT de Santa Inês.
Juiz substituto da VT de Santa Inês, Mário Lúcio Batigniani (de terno), ladeado pelos estudantes.

Como forma de abrir as portas da Justiça do Trabalho no Maranhão, a Vara do Trabalho de Santa Inês recebeu cerca de 20 graduandas e graduandos do 9º período do curso de Direito da Faculdade UniBRAS – Santa Inês, para uma visita guiada às dependências institucionais daquela VT. A atividade aconteceu com a finalidade de aproximar os discentes do cenário prático do judiciário trabalhista. A visitação foi realizada mediante acompanhamento do juiz substituto Mário Lúcio Batigniani, além de servidoras e servidores da vara trabalhista.
Inicialmente, o juiz do Trabalho Mário Batigniani realizou uma apresentação detalhada aos estudantes acerca da magistratura trabalhista, onde oportunizou uma visão geral da Justiça do Trabalho no Maranhão, pontuando informações importantes sobre os diferentes tipos de casos e processos julgados pela VT, bem como destacou questões legais no processo de tomada de decisões judiciais. Mário também destinou espaço de interação aos alunos e alunas para fazerem questionamentos pertinentes sobre o processo de funcionamento de uma Vara do Trabalho.
Em seguida, o magistrado apresentou as instalações da VT de Santa Inês, como a sala de audiência, e na ocasião explicou mais sobre como se dá o processo da Justiça do Trabalho no âmbito do 1º grau. Além disso, os discentes conheceram as salas de realização de serviços administrativos, que são desempenhados pelo corpo funcional, estagiárias e estagiários, terceirizadas e terceirizados. O momento permitiu uma imersão de conhecimentos práticos valiosos para a formação educacional e profissional, além de possibilitar a transparência das atividades desenvolvidas pela Vara do Trabalho.
O juiz do Trabalho Mário Batigniani destacou a importância da recepção de futuros profissionais do direito no âmbito da Justiça Trabalhista para o processo de ensino aprendizagem universitária: “A visita guiada de alunos do curso de Direito a uma Vara do Trabalho tem grande importância e complementa a formação acadêmica e profissional dos estudantes, na medida em que permite que visualizem, no âmbito da unidade, a aplicação prática de conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, permitindo, ainda, que vislumbrem o ambiente profissional em que possivelmente atuarão no futuro, além de possibilitar uma interação com magistrados e servidores, que, por sua vez, podem compreender anseios e dificuldades dos futuros profissionais”, afirmou.

348 visualizações