Projeto Memória e Memorial Justiça do Trabalho – MA
Processo Criação do Centro de Memória.pdf
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16) preserva, em seu acervo histórico, o processo nº 1628/1999, autuado em 22 de novembro de 1999, iniciado à época pela servidora Edvânia Kátia, então chefe do Serviço de Comunicação Social. O documento trata do “Projeto Memória e Memorial Justiça do Trabalho – MA”, uma iniciativa que marca o início das ações voltadas à preservação da história da Justiça do Trabalho no estado do Maranhão.
Com classificação de interesse histórico, o processo representa um marco importante na construção da memória institucional do TRT-16. A partir dele, foram iniciadas atividades que resultaram na valorização e sistematização do patrimônio documental e cultural do Tribunal, culminando, anos depois, na criação do Centro de Memória e Cultura.
O processo foi aberto dois anos depois de São Luís ganhar o titulo de patrimônio cultural da humanidade (1999), o que serviu de inspiração para a proposta. Também traz uma série de reportagens sobre a instalação de memoriais no Poder Judiciário, entre eles o Memorial Ponte de Miranda (AL). Traz ainda todo o processo para a implantação do Centro de Memória, incluindo o projeto arquitetônico e as doações, entre elas o acervo do jurista Astolfo Serra, que dá nome à sede das varas trabalhistas em São Luís, capital do Maranhão.
Preservar documentos como este é reafirmar o compromisso do TRT-16 com a história, a transparência e a valorização das trajetórias que constroem a Justiça do Trabalho no Maranhão.